Do Natal eu só quero o espírito de Paz

Cada lugar e familia tem seu próprio jeito de celebrar né? eu adorava os natais na casa da mãe, com mesa fartissima, casa lo-ta-da e toda enfeitada, gente aflita, forno quente, cozinha a mil, árvore enfeitada e escondida atrás dos presentes. Amigo secreto confuso, tios engraçados e cheios de birita, o bacalhau da vó, o cheiro de vinho e a sangria das crianças. Aquela coisarada toda de familia grande enfiada numa única casa numa única e longa noite, entre climinhas, climões, risos, e muito nostalgia.

Por aqui, papai noel de barba, bota, roupa branca e vermelho na porta da entrada da casa ou pendurado em qualquer canto da casa? na minha praia em pleno verão, num rola messssmo.

Também não faço questão de árvore de natal com flocos de neve, destesto a combinação vermelho e verde pela casa, gosto das cores sim, por isso as vezes só o verde ou só o vermelho nas poucas bolas que aparecem, um detalhe numa xícara, num prato, vá lá.


um galhinho seco (pintado ou não) cheio de corações coloridos em tecido, passarinhos, flores eu topo! uma guirlanda fofa toda vestida de multiplas cores? eu quero! ó quanta lindeza aqui

e biscoitos? aqueles confeitados? com cheiro de canela, mascavo, aveia, farinha integral, amomuito e os potes ficam cheios até a boca (por pouco tempo)

Eu gosto do pernil, do peru, mas só quando estou com a familia GRANDE. Quando passamos o natal por aqui em Bombinhas, com poucos amigos ou familia, ou só nós dois (amo) eu penso em lagosta grelhada, bacalhau com batatas, pratos únicos práticos de fazer, passas de caju, um bolo de tâmaras e amêndoas com sorvete ou frutas frescas e a noite segue com vinho (branco, rubi ou verde) quem sabe uma pale ale, um proseco pra brindar?

Detesto o corre corre e disputas em supermercados, feiras, no trânsito, em lojas. Presentes? um mimo ou outro, muitas vezes só comprados e entregues depois do dia 25. Ou comprados assim, passeando no atelier de um amigo, na oficina de outra.


Passo o natal descalça, de cabelão solto, com pouca ou nenhuma maquiagem, com o corpo leve e quente que foi banhado pelo mar e pelo sol.


Nesta data eu quero paz para mim quero paz pra você :-} 

Tá, eu sei que no meio dessa bagunça toda  a gente pode ficar em paz, afinal a gente tá junto da família  e todo mundo com saúde e blá blá blá, eu curto este espírito de natal estilo caótico mas, também passo muito e bem sem o consumo em excesso o atropelo a casa cheia, as comilanças.


Acho que minha árvore vai ter flores, minha guirlanda também. A ceia ainda não sei, mas depois dela com certeza tem balanço de reda, música leve, luzes amenas. Natal pra mim assim tá bom, demais.

Acho que  vou fazer igualzinha a esta:


falei!

4 comentários:

Talita Avila disse...

Vai ficar lindaaa, a minha sempre tem que ser muito colorida, já teve ano com bolas de chita, ano com bolas de patchwork, esse ano será com passáros bem coloridos e alegres, qdo minha árvore estiver pronta trago uma foto pra ti ver Verinha... Nunca fui muito de natal mas o natal em mim ficou muito mais alegria com as minhas crias...

Véia da Teia disse...

qdo a gente tem crianças por perto, tudo fica mágico né? acredito nesta magia com crianças por perto tb! vamos publicar nossas pequenas árvores :-D

ANDRÉA disse...

Feliz 2012 repleto de muitas alegrias.

Beijo no coração

Andréa

Véia da Teia disse...

Obrigada Andréa! bejo.