a minha casa e eu

saudades que eu estava de botar lenha no fogo e sem pressa fazer o almoço...
limão, mel, gengibre e a pinga do alambique
dúzias de marisco que o nosso pintor/pescador pegou logo cedo :)
bananas secas cobertas com um chocolate meio amargo derretido num fogo lento
lambuzadas as pás e os dedos
a tarde findou
fica aqui a receita do Lambe-Lambe (prato típico das comunidades de Bombinhas)

Lambe- Lambe   (receita do curso de frutos do mar que eu fiz aqui em Bombinhas)


Ingredientes:
1 kg de mexilhões com concha
2 cebolas gdes picadas
4 tomates sem pele
1 pimentão gde bem picado
4 dentes de alho bem amassados
2 cenouras picadas em cubinhos
2 xícaras (chá) de arroz cru
óleo, sal e temperos verdes a gosto.


Modo de Fazer:

Escovar bem os mexilhões e retirar todas as incrustações das conchas e reservar.
Refogar os legumes. Acrescentar o arroz e continuar refogando.
Adicionar os mexilhões e cobri-los com água pra cozinhar
Qdo o arroz já estiver cozido, desligar a panela e acrescentar os temperos verdes.


um toque meu aqui outro ali:

refogue num azeite extra-virgem ou na manteiga (eu agarantio!)
vagens em cubos, ficam bem bacanas também!
esqueça os talheres... 
a concha do mexilhão vai abrir, o arroz e os legumes se acomodam
daí então, é só lambe- lambe.





bananas com chocolate:

compre algumas bananas secas, derreta um chocolate meio amargo, junte os dois e lambe-se.



4 comentários:

andrea disse...

Este lambe-lambe eu não conhecia, só o de papel. Yummm, parece delicioso. E adoro quando a Véia sai nas fotos :)

bjs

Karina. disse...

Adooooro!

É tudo de bom. Sem hora e sem regras, à vontade.

bj

Riva disse...

Ué, mas o fogão não é de lenha ? Lambe lambe bom mesmo, é feito na fumaceirinha. Abraços.

Véia da Teia disse...

sabia disso não, fumaceirinha? uia!
conta mais :D