Ceviche uma viagem muito pessoal

pra fazer um ceviche,
vá buscar o peixe lá no canto da praia de Zimbros, na vila dos pescadores
de bicicleta ou a pé
e enquanto caminhada ou pedaladas

...

pausa e banhos ligeiros para aplacar o calor e outras pausas para catar conchas
ou ainda fotografar a paisagem

uma água de coco que aparecer no caminho pode também refrescar



mais um pouco na pedalada, e olha ai a peixaria
entre areia e mar


o que para alguns seria apenas uma cabana velha na praia, para outros é o melhor rancho de pesca no melhor lugar.

dai, saem os filés de pescadas mais limpos, frescos e bem cuidados que já provei. ...

da emoção...

confesso que
quando me percebo dentro desse cenário tão local, tão próprio e tão simples, fico tocada de uma emoção boa, quantas vezes já me senti uma intrusa e quantas vezes e ao mesmo tempo acredito que tudo isso de alguma forma me pertence e sempre me pertenceu? sei lá, são tantas vezes...
essa pessoa urbana que ainda resta dentro de mim se encabula com tanta simplicidade

é como se no de repente, uma antiga recordação da infância,
uma felicidade genuína e espotânea esquecida em algum lugar
surgisse em mim

uma verdade que fica adormecida e que se revela de mansinho...


olhando as pessoas que moram neste rancho com tanta singeleza e certeza,
eu chego a suspirar levemente...
e às vezes tenho dúvidas de quem sou neste lugar


mas então, duas horas depois, já estou na cozinha preparando um ceviche bem simples
e enquanto preparo vou agradecendo
ao mar, ao sol, a natureza,
ao pescador a sua familia,
a minha casa, ao meu companheiro,
e ao prazer da vida simples e a coragem para vive-la!


3 comentários:

Luciana disse...

mais algumas dicas, please!!!
Tô indo pela primeira vez pra Bombinhas... e já tô indo boquiaberta... ficar no Canto Grande...já estou pressentindo que o tempo será pouco...
:o)

milu disse...

Adoro o teu blog, me encanta a singelesa das tuas ideias!!!
Tambem sou catarinense e conheco bem este paraiso em que moras...bjs.

Véia da Teia disse...

Luciana o négocio é ir chegandoe se jogar, meu olhar é muito particular, mas tenho certeza que vc. vai curtir!

Milu, já conhece? então sabe bem oq falo, né?

bejos.