Preserve a coruja buraqueira


A Coruja-buraqueira (Athene cunicularia, anteriormente Speotyto cunicularia, com o significado do nome científico cunícularia, "pequeno mineiro") recebe esse nome, pois vive em buracos cavados no solo; embora seja capaz de cavar seu próprio buraco, prefere os buracos abandonados de outros animais...

A coruja Buraqueira é pequena, quando adulta chega a medir 23 cm a 27 cm, pesa 170g a 214g, tem uma envergadura de 53 cm a 61 cm; têm a cabeça redonda, seus olhos são amarelos brilhantes, seu bico é acinzentado, asas são geralmente marrons com várias manchas amarelas, algumas de sua características como cor dos olhos, bico e a altura varia de acordo com a subespécie, seus pés são longos e cinzentos apropriados para andar e funcionar, anda geralmente marchando, possui uma calda curta.

Sua visão e vôos suaves são adaptados para caça, enxergam 100 vezes mais que o ser humano e também tem uma ótima audição. Para observar alguma coisa ao seu lado gira o pescoço em um ângulo de até 270 graus, aumentando assim o seu campo visual. Ela tem que virar a pescoço, pois seus grandes olhos estão dispostos lado a lado num mesmo plano. Essa disposição frontal, proporciona à coruja uma visão binocular (enxerga um objeto com ambos os olhos e ao mesmo tempo), isso significa que a coruja pode ver objetos em três dimensões, ou seja, altura, largura e profundidade.

Os olhos da coruja-buraqueira são bem grandes, em algumas subespécies de corujas até maiores que o próprio cérebro, a fim de melhorar sua eficiência em condições de baixa luminosidade, captando e processando melhor a luz disponível. Além de sua privilegiada visão, a buraqueira possui uma ótima audição, conseguindo localizar e abater sua presa com apenas este sentido.

Para saber mais aqui

Um comentário:

patrícia disse...

Gameiiiiiiiiii nessa corijunha...
bjs
Pat