bolinho de frutas batido à mão


quem me deu a receita desse bolinho de frutas foi minha amiga Cris, queridíssima! eu adoro o cheiro desse bolo pela casa, e gosto muito de bolo de frutas.

2 laranjas,
2 maçãs
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
1 colher de sopa de fermento
canela e um açúcar para polvilhar.
Sempre achei que vai muito açúcar, mas como não entra manteiga, óleo, acho que dá uma compensada.
Dá pra fazer ele bem integral com mascavo, mel, farinha, farelo integrais...

Unte a forma reserve.

para o fazer o bolo:
Primeiro passo: Descasco a laranja, tiro tudo, só deixo as garrafinhas, tiro pele branca, caroços, películas ( esta parte é um saquinho) faço com tesoura, pico bem
Segundo passo: descasco a maça, e pico bem, vai pra vasilha junto com a laranja
neste tempo eu ligo o forno na temperatura mais alta.
Terceiro passo: junto os dois ovos e bato tudo à mão mesmo e muito bem
Quarto passo: junto a farinha e bate mais
Quinto passo: o fermento, misture a massa e leve a forma

Faça uma mistura de 1 colher de canela com 1 colher de açúcar ( ou a medida que preferir)
polvilhe por cima da massa ( com uma peneira, fica mais uniforme)
Abaixo o forno para temperatura média
Leve ao forno, e quando perceber que formou uma crosta ( do açúcar e da canela) dourada, esta assado, deve levar uns 30 minutos isso.

Para mim o segredo desse bolo, é ter paciência com a laranja, tirar todas a pele branca, caroços e etc... do contrário o bolo fica um tantinho amargo, o que não é de todo ruim, eu gosto.
Dá pra variar a laranja com abacaxi, tem que ser uma fruta que solte muito líquido.
Já fiz ele variando a quantidade de açúcar, para menos e ficou bom, já acrescentei uvas passas, ameixas, baunilha, pedacinhos de chocolate meio amargo e tudo cai bem.
As cascas da maçã viram um chá delicioso para acompanhar o bolinho.
eu agarantio!!!!

2 comentários:

Monica Loureiro disse...

To pegando inspiração para fazer estes bolos...

Monica Loureiro

Aliks disse...

Oi Vera...adorei esse bolo...adorei o seu blog...